
Disco: Salvador, 1962-1963 (1963)
Estilo: MPB
Mídia: CD
Site Oficial: http://www.gilbertogil.com.br
Descrição: Em 1962, "Beto", apelido de Gil na época, define suas primeiras canções ao violão - suas primeiras bossas -, nas quais vinha trabalhando anteriormente. Começa a compor jingles e a tocar em gravações de jingles, para o estúdio JS, o que fará em Salvador até 1964. Faz suas aparições iniciais na televisão, num programa musical da TV Itapoã, JS comanda o espetáculo.
A gravadora JS Discos lança um compacto simples com uma música feita para a Petrobras, "Povo petroleiro", onde, no lado B, Gil interpreta a marcha carnavalesca "Coça, coça, lacerdinha"; é a sua primeira gravação cantando.
Em 1963, Gil grava e lança, pela JS Discos, seu disco de estréia, Gilberto Gil - sua música, sua interpretação, um compacto duplo (EP) com quatro músicas suas: "Serenata de teleco-teco", "Maria Tristeza", "Vontade de amar" e "Meu luar, minhas canções".No mesmo ano sai o seu segundo disco, um 78 RPM com um samba de sua autoria gravado com o título "Decisão" (também chamado "Amor de carnaval", como foi posteriormente editado) e uma marcha-rancho, "Vem, Colombina", de Silvan Castelo Neto e Jorge Santos. Essas músicas foram reunidas neste CD