terça-feira, março 27, 2007

Chico Buarque

Artista: Chico Buarque
Disco: As Cidades (1998)
Estilo: MPB
Mídia: CD
Site Oficial: http://www.chicobuarque.com.br

Descrição: "Foi meu disco que levou mais tempo para ser gravado. Exatos 14 meses. A história dele começou em 1997, com a canção A Ostra e o Vento, que fiz para a trilha do filme do Walter Lima Jr., passando por Assentamento, num disco que era vendido com o livro Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado."
Com essas duas canções, Chico e sua turma de músicos foram para o estúdio. "Fizemos vários takes de cada uma delas, testando arranjos, formato... até que começaram a surgir as canções novas. E verdade que Chão de Esmeraldas já estava pronta. Mas muita coisa que entrou no repertório era antiga - não pronta, mas antiga, comigo" - cita o exemplo do Xote de Navegação. Dominguinhos lhe havia mandado a melodia 20 anos antes. "Era uma espécie de carta falada. Ele estava num hotel, no Nordeste, sozinho. Ligou o gravador e 'conversou' comigo - 'o, Chico, estou aqui, meio triste, fazendo umas canções' - e tocava". A uma delas, Dominguinhos tinha dado o nome de "Xote Russo". "É que tem um Volga ali, uma balalaica lá por trás", Chico entende, mas ressalva, brincando com seu novo livro Budapeste: "Hoje, na minha cabeça, seria um Danúbio". O fato é que Dominguinhos mandou a fita, Chico ouviu e guardou.
Na hora de gravar o novo disco, lembrou daquele xote estranho. "Era uma coisa que ele estava fazendo na hora em que gravou; Lembro que a segunda frase melódica não estava bem resolvida" - Chico fez a letra, rebatizou a canção e a mostrou ao compositor, que não lembrava de rigorosamente nada dela. "Ele chorava, ouvindo: 'Mas isso é meu?'" Naturalmente, Dominguinhos foi convidado a tocar o acordeão na gravação. "Ele fazia a introdução. A gente dizia - essa está boa. E ele não lembrava. O cara e um gênio. Faz tudo na hora", confessa Chico a admiração.
A canção Iracema era para entrar na trilha do filme For All - O Trampolim da Vitória, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz. "Mas ele fez o filme muito rápido e a música não ficou pronta em tempo", Chico brinca. "Que nem com a letra de Anos Dourados, aquela da minissérie, parceria minha com o Tom. O seriado passou depressa demais e quando a letra ficou pronta, já tinha acabado."
A parceria com Guinga, Você, Você, foi outra que nasceu de fita guardada. "O Guinga mandou essa música, eu achei linda, guardei. Um tempo depois ele mandou outra fita, com três outras músicas, e eu fiquei ouvindo... havia nascido o meu neto... tive uma idéia para a letra - e descobri que a idéia não era para nenhuma das três canções novas, mas para aquela, anterior. Abri a gaveta, achei a fita e era isso mesmo."
O último número a entrar no disco foi o samba de desamor Injuriado, que Chico canta a duas vozes com a irmã Cristina. "O disco já estava pronto. Que satisfação, que bom. Então eu fiz mais um samba. Uma espécie de bônus. Pelo menos é assim que, para mim, funciona."